Quando se fala em computação nas nuvens, fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Quer dizer, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.
Uma vez devidamente conectado ao serviço online, é possível desfrutar suas ferramentas e salvar todo o trabalho que for feito para acessá-lo depois de qualquer lugar — é justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.
Basta pensar que, a partir de uma conexão com a internet, você pode acessar um servidor capaz de executar o aplicativo desejado, que pode ser desde um processador de textos até mesmo um jogo ou um pesado editor de vídeos. Enquanto os servidores executam um programa ou acessam uma determinada informação, o seu computador precisa apenas do monitor e dos periféricos para que você interaja.
O Gmail, por exemplo, traz uma porção de funções para organizar não só as mensagens, mas também os arquivos recebidos com elas. Ele também conta filtros de mensagens e incorpora o seu mensageiro oficial, chamado Google Talk.
O Google Maps é outro exemplo, já que, com ele, pode-se navegar para qualquer lugar do mundo a partir de uma referência. Além disso, você pode criar trajetos para andar de carro pela sua cidade, partindo de um ponto e tendo uma localização como destino.
Não podemos deixar de mencionar também o Google Docs, que tem uma porção de ferramentas no estilo Office, com as quais você pode acessar um ótimo processador de textos, uma ferramenta para planilhas e até mesmo criar e visualizar apresentações de slides.
O Google Music também merece menção, já que possibilita a você ouvir a sua coleção de músicas onde quer que esteja. As faixas podem ser adicionadas e ouvidas a partir de qualquer computador, bastando você usar o seu login.
A prova de que a Google é uma das grandes partidárias da computação em nuvens é o Chrome OS, o sistema operacional desenvolvido pela gigante que tem o intuito de funcionar exclusivamente com aplicativos web, o que exige muito menos capacidade de processamento de uma máquina.
Com o G Suite, você terá diversos serviços de nível empresarial adicionais, não inclusos nos aplicativos gratuitos do Google. Esses serviços incluem: e-mail comercial personalizado (@suaempresa); o dobro da quantidade de armazenamento na nuvem para o Gmail e o Google Drive; suporte por e-mail e telefone 24 horas por dia, 7 dias por semana; 99,9% de tempo de atividade garantido no e-mail comercial; interoperabilidade com o Microsoft Outlook; opções adicionais de segurança como autenticação em duas etapas e Logon único (SSO, na sigla em inglês); e controles administrativos para as contas de usuários.
O Office 365 é um novo jeito de usar os tão conhecidos softwares do pacote Office da Microsoft. Em vez de comprar programas como Word, Excel ou PowerPoint, você agora pode fazer uma assinatura e desfrutar desses aplicativos e de muitos outros no seu computador ou smartphone. A assinatura ainda traz diversas outras vantagens, como 1 TB de armazenamento na nuvem com o OneDrive, minutos Skype para fazer ligações para telefones fixos e acesso ao suporte técnico especialista da Microsoft. Tudo isso pagando uma taxa mensal, o que você já faz para serviços essenciais para o seu dia a dia, como Netflix e Spotify. Porém, aqui estamos falando da suíte de escritório indispensável para qualquer computador.
Não. Ao se inscrever no G Suite, você tem acesso a um conjunto de aplicativos integrados que trabalham perfeitamente em conjunto. Por exemplo, você pode receber uma mensagem no Gmail e convertê-la instantaneamente em um evento do Google Agenda. Quando você faz um comentário no Documentos, Planilhas ou Apresentações Google, os colaboradores recebem alertas por e-mail automaticamente. Com apenas um clique, você pode iniciar uma videoconferência do Hangouts a partir da sua Caixa de entrada ou agenda. Usar essas ferramentas juntas melhora a produtividade e agrega mais valor à sua empresa. Mas você também pode comprar o pacote e usar apenas os serviços da sua preferência.
O cuidado de um provedor com os dados de uma empresa é grande, afinal, a reputação da empresa estará em jogo, se alguma coisa acontecer. Além disso, várias configurações de segurança podem ser definidas por seus funcionários. Dá até para usar criptografia. Como as informações estão em computadores remotos, fica mais difícil roubá-las, se sua empresa for invadida por criminosos, por exemplo.
É necessário estudar quais aplicativos ou serviços da sua empresa podem ser acessados de modo virtual. Depois, o indicado é migrar aos poucos e analisar os resultados. A computação em nuvem dá conta de muitas situações, mas não de todas. Aplicativos que dependem de alta performance podem ficar lentos se acessados pela internet, por exemplo.
Se os computadores tiverem boa configuração e seu plano de banda larga for bem veloz, provavelmente não será necessário gastar nada. Vale a pena consultar o provedor de cloud para saber quais são as configurações mínimas exigidas para acessar a nuvem.
Nossos técnicos estão pronto para atendê-lo agora mesmo.
ENTRAR EM CONTATO
16 98111 8828
suporte@rtxinformatica.com.br
rtxinformatica
Em poucos segundos você pode se inscrever e receber todas as novidades, promoções e anúncios de produtos e serviços. Vamos apenas em poucos clique e você vai ficar conectado a nossa empresa.